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Cuidados com o couro cabeludo no inverno

maio 25 2018

Cuidados com o couro cabeludo no inverno

O couro cabeludo é onde nascem nossos os fios, se ele não estiver saudável e bem cuidado, isso irá refletir no crescimento do cabelo. Ele apresenta alguns sinais que podem ser um alerta desde problemas mais simples de se resolver até alguns mais complicados, como é o caso da psoríase e da dermatite seborreica.
Os principais sinais que o cabelo nos dá de que nosso couro cabeludo não está bem são:

– Oleosidade excessiva

– Caspa

– Coceira

– Feridas

– Vermelhidão

– Dor

– Mal cheiro

– Fios quebradiços e ressecados

– Queda acentuada

No inverno, os cuidados com couro cabeludo aumentam, separamos algumas dicas que vão ajudar a deixar ele mais forte e saudável!

Diga não ao banho quente
Mesmo que esteja muito frio, o banho de água quente não faz bem nem ao couro cabeludo e nem à pele toda em geral. Pode ser difícil levar essa dica em diante, mas a água em alta temperatura estimula as glândulas sebáceas, favorecendo o aumento da oleosidade e também o ressecamento. Assim, prefira banhos de água morna ou fria.

Massageie o couro cabeludo
A pressão vinda das mãos traz sensações de bem-estar ao couro cabeludo. O ideal é fazer movimentos circulares com os dedos, mas sem usar as unhas.  A massagem ativa o fluxo sanguíneo e de circulação na região que alimenta os folículos pilosos, diminuindo o stress, a pele morta e a oleosidade.

Não coce seu couro cabeludo!
Pode ser difícil evitar, mas quando você coça uma vez, você inicia um ciclo de coceira sem fim e que só machucará sua pele.

Não use condicionador na raiz
O condicionador na raiz ou muito próximo dela pode entupir os poros do couro cabeludo, favorecendo a oleosidade e o aparecimento da caspa.

5- Seque o cabelo antes de dormir

Na verdade, o ideal ainda é deixar o cabelo secar naturalmente, mas como pode demorar um pouco, não é o ideal a se fazer na hora de dormir. Já é consenso que dormir com os fios molhados faz mal a eles e ao couro cabeludo, já que facilita a proliferação de bactérias e fungos, resultando em mais oleosidade, caspa e até queda de cabelo.

Alimente-se bem!
Acredite ou não, mas os alimentos são poderosos na hora de fortalecer o couro cabeludo e os fios. Por isso, abasteça seu corpo (e seu cabelo) com nutrientes ingerindo frutas, carnes, legumes, açúcares, gorduras e carboidratos na medida certa. Além disso, alimentos ricos em ômega 3 (salmão, nozes e chá verde) ajudam o cabelo a ficar com aquele brilho tão querido; frutas ricas em vitamina C dão mais resistência aos fios e vitamina B, encontrada no feijão e em grãos, evita a queda.

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